RANSOMWARE: COMO SE PROTEGER?

RANSOMWARE: COMO SE PROTEGER?

Para ajudar no combate a um tipo perigoso de ransomware que tem provocado muitos transtornos e prejuízos.

Existes diversas variantes desse malware, mas as piores são as que criptografam os arquivos e pedem um “resgate” para descriptografá-los.

Por enquanto, a melhor maneira de se proteger ainda é a prevenção. Então, leia e coloque em prática essas dicas:

1 – Examine bem os emails

Tenha cuidado com mensagens de origens não verificadas. Na dúvida, você pode se comunicar diretamente com a Gerência de TI, para confirmar a autenticidade das mensagens.

2 – Evite clicar em links não verificados

Eles podem levar ao download de um ransomware. Além disso, cuidado com sites que solicitam que você digite um código CAPTCHA, já que este pode estar ligado a um ataque de ransomware. 

3 – Faça backup de seus arquivos importantes

Apesar da prevenção ser sempre o melhor remédio, ter um backup de arquivos importantes diminui os potenciais danos de um ataque de ransomware. Embora ficar impedido de usar o seu próprio sistema seja sempre uma coisa ruim, será menos pior se você puder recuperar seus arquivos importantes. A regra de backup 3-2-1 se aplica aqui: três cópias de backup de seus dados em duas diferentes mídias e uma dessas cópias em um local separado.

4 – Atualize seus softwares

A atualização para a versão mais recente pode fornecer uma camada a mais de proteção contra ameaças online, já que alguns tipos de ransomware chegam através da exploração de vulnerabilidades nos softwares.

5 – Nunca utilize softwares piratas

 

 

15 coisas que todo usuário de PC deve saber

Seja você um veterano da tecnologia ou um completo novato, aqui estão 15 fatos e truques essenciais que

você tem que conhecer. 

Você acha que entende de tecnologia? Pois saiba que se você não estará aproveitando seu potencial a não ser que conheça e
aplique cada um destes 15 fatos, hábitos e truques para ser mais eficiente no dia-a-dia.


1. Não dê duplo-clique em tudo.
O duplo-clique é como você abre itens (como arquivos e programas) no Windows. Não é assim que você abre links no navegador, clica em botões numa janela ou faz todo o resto. E se você duplo-clica automaticamente em tudo que vê, pode acabar passando direto por uma tela com uma informação importante ou enviar um formulário duas vezes. E mesmo que você não precise desta dica, com certeza conhece alguém que precisa.

Leia mais...